ABSCESSO ANAL

O que é um Abscesso Anal?
O abscesso anal é uma cavidade preenchida com secreção purulenta (pus) que se desenvolve na  região anal.

O que causa o Abscesso Anal?
Em geral, o abscesso anal é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no canal anal. Quando essas glândulas ficam obstruídas ocorre acúmulo de secreção glandular  e instalação de  processo infeccioso com formação do abscesso. 

Quais os sintomas do Abscesso Anal?
O abscesso anal geralmente se apresenta como dor na região anal ou perianal, em repouso ou durante as evacuações, podendo ser de forte intensidade. A dor  não melhora enquanto o abscesso não for drenado. Febre, calafrios e mal estar geral podem estar presentes. O quadro pode ser grave se acometer indivíduos diabéticos, obesos e imunodeprimidos, especialmente se o tratamento demorar a acontecer.

Como é feito o diagnóstico do Abscesso Anal?
O diagnóstico do abscesso anal é simples e é feito pelo médico durante o exame físico do paciente. O coloproctologista realiza inspeção e palpação da região, e toque retal. A anuscopia é realizada quando o abscesso não for visível externamente. Eventualmente se  o paciente estiver com muita dor, uma sedação é realizada para que o exame seja feito.

Como é feito o tratamento do Abscesso Anal?
O abscesso anal pode comprometer o estado geral do paciente e seu tratamento é a drenagem cirúrgica precoce. Em alguns casos indica-se o  uso de antibióticos.

Tratamento do Abscesso Anal, acesse aqui.