09.03.2017

DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


  • Faça as refeições com calma. Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos.
  • Consuma alimentos integrais. Esses alimentos são, basicamente, grãos e cereais como arroz, trigo, aveia e centeio que não passaram por nenhum processo de refinamento. Por isso, eles conservam todos seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras. Esses alimentos  contem vários nutrientes que estão na película do grão. Possuem fibras digeríveis que ajudam no controle do colesterol e da glicemia além de melhorarem a constipação intestinal.
  • Evite alimentos refinados. Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz) não contêm mais a sua película  original onde estava a maioria dos nutrientes.
  • Ingira bastante líquido. Beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia, a ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado.
  • Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes.
  • Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos contêm inúmeras substâncias químicas e alguns produtos apresentam um potencial efeito cancerígeno.
  • Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Eles são ricos em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. As fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.
  • Reduza o consumo de sal. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão) e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos.