24.04.2017

SANGRAMENTO ANAL

O que é  Sangramento Anal?
O sangramento anal é uma das queixas mais comuns vistas no consultório do coloproctologista.  A perda de sangue pelo ânus pode ocorrer  junto com as fezes ou mesmo independente delas. A intensidade do sangramento anal pode variar de  manchas quase imperceptíveis  no papel higiênico ou na roupa íntima a uma significante perda de sangue que tinge de vermelho vivo a água do vaso sanitário.

Quais são as causas do Sangramento Anal?
A doença hemorroidária é a principal causa de sangramento anal, mas não é a única. Outro dado muito importante é que a presença de hemorroida não exclui a possibilidade de outra causa para o sangramento. Várias doenças proctológicas e intestinais também podem apresentar o sangramento anal como sintoma, como por exemplo a fissura anal, a fístula anorretal, as doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Chron), a doença diverticular e o  câncer de intestino.

Desta forma qualquer quantidade de sangue eliminada pelo ânus dever ser adequadamente avaliada para se obter o diagnóstico preciso e se indicar o tratamento correto. É fundamental que as causas graves para o sangramento, como câncer do cólon e do reto, sejam excluídas. Esse diagnóstico deve ser pesquisado especialmente  nos pacientes com mais de 50 anos e naqueles com histórico familiar desse tipo de doença. O diagnóstico precoce do câncer de intestino traz chances de cura reais e por isso a pesquisa da origem e da causa do sangramento é fundamental!

O que fazer devo fazer se tiver sangramento anal?
Todo paciente com sangramento anal deve ser investigado. O proctologista irá avaliar a idade do paciente, a forma como o sangramento ocorreu, a presença de outros sintomas e doenças, o uso de medicamentos e o estado geral. De posse dessas informações irá determinar se há necessidade de internação, urgência na investigação diagnóstica e quais exames serão realizados e o tipo de tratamento indicado.

Como descobrir a causa do sangramento anal?
Após conversar com o paciente sobre os sintomas, o proctologista  realiza a inspeção anal, anuscopia e toque retal para avaliar o reto e o ânus. A anuscopia  é um exame simples, feito no consultório que permite a visualização do interior do canal anal. Algumas causas de sangramento podem ser identificadas nesse momento. Quando houver necessidade de uma avaliação mais detalhada, exames como a colonoscopia, retossigmoidoscopia, cápsula colônica e enteroscopia podem ser indicados. O médico também pode indicar exames laboratoriais para avaliar se há anemia ou algum distúrbio de coagulação.