Dicas para a Higiene da Região Anal
Muitas pessoas acreditam que o papel higiênico é a opção mais indicada para a higiene anal. Entretanto há outras formas mais efetivas para a limpeza da região após a evacuação.
O papel higiênico pode criar uma falsa impressão de limpeza, pois em alguns casos em vez de limpar ele pode apenas espalhar os resíduos. Algumas pessoas possuem plicomas anais que correspondem a excesso de pele ao redor do ânus. Os plicomas dificultam ainda mais a limpeza com papel, pois permitem o acúmulo de material nas pequenas dobras de pele.
Além disso, o papel higiênico pode provocar fissuras e outros problemas no ânus. O atrito provocado pelo uso pode machucar a pele, ocasionando dermatites, fissuras e infecções, sem contar as hemorroidas, que podem ficar mais sensíveis e sangrar com facilidade.
A ducha higiênica com certeza é a melhor alternativa para a higiene anal após a evacuação. Se não for possível fazê-la por determinada razão, outra opção é o uso de lenços umedecidos. Neste caso, é preferível escolher os lenços sem álcool.