Doença hemorroidária
Hemorróida é um assunto difícil de ser falado e, principalmente, admitido, por medo ou vergonha. Mas sabe-se que, pelo menos 80% das pessoas terão problemas com essas varizes do canal do ânus em algum momento da vida. As hemorróidas, na verdade, são veias ao redor do ânus que se inflamam ou se dilatam.
Doença HemorroidáriaExistem dois tipos de hemorróidas: internas e externas, de acordo com a posição. As hemorróidas externas se formam no canal anal e região externa, sendo recobertas por uma pele bem sensível. Ao contrário, as internas estão na parte interna do ânus.
As hemorróidas podem acometer tanto homens como mulheres, sendo mais comum nas faixas etárias de 45-65 anos. Os principais sintomas apresentados pelos pacientes são sangramento, dor e/ou desconforto anal, inflamação aguda e sensação de esvaziamento incompleto após a evacuação. O mais comum é apresentar sangramento que costuma ser de pequena monta.
As causas mais comuns são constipação, popularmente conhecida como “prisão de ventre”, gestação, obesidade, sedentarismo, predisposição genética e pouco consumo de fibras e de líquidos.
O tratamento varia caso a caso. Em casos leves pode-se fazer uso de mudanças de hábito de vida. Em casos mais delicados está indicada a ligadura elástica ou a hemorroidectomia, que consiste na retirada destas veias doentes através de uma pequena cirurgia.
Como recomendação geral indica-se que evite-se o uso do papel higiênico. Deve-se lavar a região apenas com água e secar com toalha felpuda ou secador. Adotar uma dieta saudável com frutas e legumes, beber muito líquido e não permanecer muito tempo na mesma posição.
Mas enfim, as hemorróidas podem causar câncer? NÃO. Entretanto, devemos lembrar que todos os pacientes com sangramento anal devem ser submetidos ao exame de colonoscopia para afastar a possibilidade de tumores ou de doença inflamatória do intestino.
Tratamento da Doença Hemorroidária, acesse aqui.