Prolapso retal
O que é prolapso retal?
O prolapso retal é uma condição em que a parte final do intestino, chamado de reto localizado logo acima do ânus torna-se dilatado e exterioriza-se através do ânus. A fraqueza do esfíncter anal comumente associa-se com o prolapso retal resultando também em perda involuntária de muco e fezes. Essa doença pode ocorrer em ambos os sexos, mas é mais comum entre as mulheres.
Porque o prolapso retal ocorre?
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do prolapso retal. Pode ocorrer por esforço evacuatório intenso repetido ao longo da vida ou como uma consequência tardia das lesões do parto normal. Raramente existe uma predisposição genética. O prolapso parece fazer parte do processo de envelhecimento, os ligamentos que mantem o reto dentro da pelve sofrem estiramento e a musculatura anal enfraquecimento. Em alguns casos o prolapso resulta de uma disfunção generalizada do assoalho pélvico em associação com a incontinência urinária e o prolapso de outros órgãos. Doenças neurológicas podem levar ao prolapso, mas na maioria dos casos não encontra-se apenas uma causa.
Prolapso retal é a mesma coisa que hemorróidas?
Alguns dos sintomas podem ser semelhantes entre as duas doenças como sangramento e/ou abaulamento causado por tecido vindo do reto. O prolapso retal, entretanto, envolve um segmento do intestino localizado em uma altura superior dentro do corpo enquanto que as hemorroidas se desenvolvem bem perto do ânus.
Como o prolapso retal é diagnosticado?
O médico diagnostica essa doença através de uma história detalhada e um exame anorretal completo. Para demonstrar o prolapso, o paciente é solicitado a fazer um esforço evacuatório durante o exame.
Ocasionalmente o prolapso retal pode ser oculto ou interno, tornando o diagnóstico mais difícil. Nesses casos solicita-se exames adicionais como o videodefecograma. A manometria anorretal também é útil, sendo usada para avaliar a função da musculatura esfincteriana durante o esforço.
Como o prolapso retal é tratado?
Embora a constipação o e a dificuldade evacuatória possam contribuir para o desenvolvimento do prolapso, a simples correção desses fatores pode não resolver o problema. Existem diversas técnicas cirúrgicas para corrigir o prolapso retal.
A cirurgia via abdominal ou via retal pode ser indicada. O procedimento abdominal pode ser realizado por videolaparoscopia em alguns casos. A decisão sobre qual técnica a ser realizada inclui alguns fatores como idade, condição clínica, extensão do prolapso e o resultado dos exames. Discuta seu caso com seu coloproctologista.
O tratamento é efetivo?
Após o tratamento, a grande maioria dos pacientes obtém alívio completo ou melhora importante dos sintomas. O sucesso depende de vários fatores, incluindo a condição do esfíncter anal do paciente antes da cirurgia, se o prolapso é interno ou externo e das condições gerais do paciente. Caso a musculatura do esfíncter anal esteja enfraquecida, seja devido ao prolapso ou outra condição, há possibilidade de ganho de tônus muscular com a correção do prolapso. Pode demorar até um ano para que se consiga avaliar o benefício da cirurgia do prolapso retal.
A constipação crônica e o esforço evacuatório devem ser evitados após a correção cirúrgica.