Proctomais | Sobre | Notícias | Notícias

Prurido anal

Doenças Comuns

Prurido anal


O que é prurido anal? 

A coceira na área do anus é chamada de prurido anal. Essa condição resulta em uma sensação de urgência para coçar o ânus.

O que causa o prurido anal?

Alguns fatores estão associados ao prurido anal. Uma causa comum é excesso de umidade na região anal. A umidade pode ser causada por transpiração excessiva ou por permanência de pequenas quantidades de fezes residuais na área anal. O prurido anal pode ser o sintoma de outras doenças comuns como hemorróidas e fissuras.  Os sintomas podem apresentar piora com o ato de coçar, limpeza excessiva da áreas e uso excessivo de agentes tópicos.

Em alguns pacientes o prurido pode ser causado pela ingesta de alguns tipos de alimentos, pelo fumo ou por consumo de bebida alcoólica, especialmente vinho e cerveja. 

O prurido anal é resultado da falta de limpeza?

A falta de limpeza quase nunca é a causa.  Entretanto, a tendência natural dos pacientes que apresentam esse sintoma é lavar excessivamente e vigorosamente a região com sabão e toalhas.  Isso na maioria das vezes piora os sintomas por causar lesão na pele ao redor do ânus e por retirar a gordura natural (óleo) que recobre e protege a região.

O que pode ser feito para eliminar os sintomas?

Um exame minucioso feito pelo coloproctologista pode identificar a causa do prurido anal. O tratamento do prurido anal pode incluir 3 pontos: 

  • Evitar umidade ao redor do ânus: Colocar um pequeno pedaço de algodão ou gaze no local para manter a área seca. Evitar loções perfumadas 
  • Evitar traumatismo adicional na área afetada: Evitar o uso de qualquer tipo de sabonete na região anal. Não realizar a limpeza com papel higiênico. Tentar não coçar a área, pois isso provoca mais lesão na região. Para os pacientes que apresentam muito prurido noturno, dormir com meias nas mãos pode ser uma solução.
  • Usar medicamentos exclusivamente prescritos por seu médico. A aplicação de medicações locais pode melhorar os sintomas, porém o uso prolongado causa irritação da pele e ressecamento que podem piorar o quadro. 

Quanto tempo dura o tratamento?

A maioria das pessoas obtém alívio em uma semana de tratamento. Se os sintomas não se resolverem é indicado a consulta com o coloproctologista.

  • Unidade Criciúma

    48 3411.6706

    Centro Clínico Luiz Zanette
    Rua Antônio de Lucca, 91
    Salas 805, 806 e 807 . Pio Corrêa

  • Unidade Araranguá

    48 3524.3620

    Rua Caetano Lummertz, 456
    Sala 311 . Centro