Médico criciumense retorna ao Brasil após mais uma especialização do Japão

Notícias

Médico criciumense retorna ao Brasil após mais uma especialização do Japão


Médico criciumense retorna ao Brasil após mais uma especialização do Japão

A coloproctologia, também chamada de proctologia, é a especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças do intestino grosso (cólon), reto (parte final do intestino) e ânus. Um dos grandes avanços dessa especialidade é a colonoscopia intervencionista utilizada para a retirada de lesões precursoras do câncer de intestino. O Dr. João Cláudio conversou conosco sobre sua nova visita ao Japão e sobre quais novidades coloproctológicas trouxe para a nossa região.

Como foi essa sua nova experiência no Japão? 

Essa visita foi muito proveitosa, tive a oportunidade de conviver com grandes ícones da coloproctologia e de aprimorar ainda mais as habilidades e conhecimentos que já havia adquirido nas especializações que fiz por lá antes da pandemia de COVID-19. Realizei esse fellowship no NTT Medical Center localizado na cidade de Tóquio. O hospital é referência na retirada de lesões intestinais tanto por colonoscopia, como por videolaparoscopia (cirurgia por vídeo) como por cirurgia robótica. 

Porque escolher um país tão distante como o Japão para realizar uma especialização?

Embora poucos saibam, o Japão é o centro mundial de referência na área de colonoscopia e médicos de diversos países do mundo realizam cursos de aperfeiçoamento por lá. Para ter-se uma ideia o primeiro aparelho de colonoscopia foi desenvolvido no Japão em 1974, mas só chegou ao Brasil por volta dos anos 1990. O desenvolvimento de novas tecnologias médicas no Japão não para por aí, diversos outros aparelhos médicos e procedimentos inovadores são desenvolvidos anualmente no território nipônico. Além disso o Japão é um país extraordinário, muito organizado, com uma população muito educada e simpática e possui belíssimas paisagens.

Porque dispender tempo para especializar-se? 

Isso é uma tendência da medicina mundial, cada vez mais os médicos estão focando em áreas específicas dentro da sua especialidade para fornecer um tratamento mais eficaz aos pacientes. As novidades vão surgindo e temos que, constantemente, estar correndo atrás do novo e de melhores resultados para o tratamento das doenças. 

O que vem a ser a colonoscopia intervencionista? 

A colonoscopia é o exame em que se avalia através de um equipamento óptico, o intestino por dentro. O exame permite diagnosticar e tratar lesões pré-cancerígenas e, embora nem todos saibam, está indicado para todos os adultos a partir dos 45 anos de idade. A colonoscopia intervencionista consiste na retirada dessas lesões através de equipamentos especializados durante a colonoscopia. Essa área da coloproctologia cresceu muito nos últimos anos e lesões cada vez mais complexas podem ser tratadas dessa forma. Pacientes que antes necessariamente deveriam ser submetidos a grandes cirurgias, agora podem ser tratados de forma ambulatorial sem necessidade de internação hospitalar. 

Nos casos onde a lesão não puder ser realizada por colonoscopia, quais as opções de tratamento para os pacientes? 

Os japoneses também são mundialmente famosos pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de cirurgia videolaparoscópica para o câncer colorretal e apresentam ótimos resultados na cura dos tumores intestinais que não podem ser retirados durante a colonoscopia. A videolaparoscopia também conhecida como “cirurgia por vídeo” é utilizada para retirada do câncer intestinal através de pequenas incisões ou cortes. Durante minha visita ao Japão tive a oportunidade de acompanhar importantes cirurgias deste tipo. 

Quais as novidades que poderão ser oferecidas a na região sul de Santa Catarina a partir de agora? 

Com certeza novas técnicas de ressecção de lesões pré-cancerígenas ou até mesmo cancerígenas mais avançadas passarão a ser oferecidas. A maior novidade está na otimização de procedimentos chamados de EMR (ressecção endoscópica de mucosa intestinal) e ESD ( dissecção endoscópica submucosa) que com certeza trazem grandes benefícios aos pacientes da nossa região. 

Você pretende retornar ao Japão? 

Com certeza! Após cada ida ao Japão, retorno com novos conhecimentos e novas técnicas para aplicar aqui em Criciúma. Apesar da longa viagem, a especialização vale muito a pena, o país, como dito anteriormente, é a referência na área colorretal e assim não há nada melhor do que estar entre os especialistas. Além disso, fiz grande amizades que espero poder rever nos próximos anos. 

  • Unidade Criciúma

    48 3411.6706

    Centro Clínico Luiz Zanette
    Rua Antônio de Lucca, 91
    Salas 805, 806 e 807 . Pio Corrêa

  • Unidade Araranguá

    48 3524.3620

    Rua Caetano Lummertz, 456
    Sala 311 . Centro