Cirurgia para câncer do intestino
A cirurgia é o principal tratamento para o câncer de intestino. A técnica cirúrgica indicada depende da localização do tumor, da sua extensão para outros órgãos e do quadro de saúde do paciente. Atualmente a cirurgia por vídeo (técnica videolaparoscópica) que utiliza pequenas incisões e promove recuperação precoce do paciente é a mais utilizada.
Outros tratamentos como quimioterapia ou radioterapia podem ser indicados para reduzir o tamanho do tumor antes da operação ou para eliminar células cancerígenas que não foram retiradas na cirurgia.
Durante a operação, o tumor junto com os gânglios linfáticos mais próximos são retirados e enviados para análise histológica. Na maioria dos casos é possível retirar a lesão, unir os segmentos intestinais e refazer o transito intestinal. Entretanto em alguns pacientes é necessário realizar uma colostomia. A colostomia consiste em uma abertura na parede abdominal com fixação de uma terminação do intestino por onde as fezes passam a ser eliminadas. Nos casos onde é possível desfazer a colostomia espera-se alguns meses e marca-se uma nova cirurgia para reconstruir o transito intestinal normal.
Agende uma
consulta
Preencha o formulário com suas informações que logo entraremos em contato.
Convênios
-
Unidade Criciúma
Centro Clínico Luiz Zanette
Rua Antônio de Lucca, 91
Salas 805, 806 e 807 . Pio Corrêa -